A vacina de COVID para pacientes autoimunes

Olá pessoal, sejam bem vindos, como todos sabem a vacina para COVID-19 está chegando e por isso escrevi este texto respondendo as principais questões relacionadas as vacinas pensando no paciente autoimune. Você pode ver a versão em vídeo no youtube ou nas redes sociais. O texto vem logo abaixo.

1) Eu vou poder tomar a vacina?

Vai sim. Desde que seja uma vacina inativa. Até então as principais vacinas produzidas a da Pfizer, de Oxford e a coronavac não tem vírus vivo em sua composição, portanto o risco de ativação da doença provocada pela vacina não existe. No entanto, algumas vacinas estão usando uma tecnologia nova chamada mRNA e os pacientes com doenças autoimunes não tem o perfil de segurança testado. Essa tecnologia está sendo usada pela Pfizer e pela Moderna.

2) Quem tem doença autoimune será grupo prioritário?

A princípio não, o plano nacional de vacinação para COVID não colocou pessoas com doença autoimune em grupo prioritário. E as principais sociedades médicas concordam que até o momento pessoas autoimunes não tem risco elevado para COVID. No Brasil o ministério da saúde, a sociedade brasileira de infectologia e a sociedade brasileira de reumatologia já fizeram pareceres sobre este assunto. E análise de diversos banco de dados estrangeiros também não identificaram maior incidência de covid entre estes pacientes. No entanto, esta recomendação considera pacientes que estão com doença inativa e em uso de imunossupressor leve ou sem imunossupressão. Pacientes em uso de prednisona > 10 mg por dia e/ou recebendo pulsoterapia com corticoide ou ciclofosfamida deveriam ser considerados grupo de risco.

3) O que eu já posso fazer para vacinar?

Primeiro marque uma consulta com seu reumatologista. Ele irá analisar o momento em que você está em relação à sua doença, ver os medicamentos que você usa e identificar se você se encaixa em algum grupo prioritário para te orientar melhor

4) Depois de vacinar eu posso voltar à minha vida como antes da pandemia?

Não, as mesmas recomendações de proteção individual, como uso de máscaras, distanciamento social e lavar as mãos com frequência deverão continuar.

5) Eu devo suspender meus medicamentos antes de vacina?

Não, você deve manter seus medicamentos do mesmo jeito. Mas você deveria consultar seu reumatologista antes de vacinar

6) Eu já tive COVID devo vacinar assim mesmo?

Até o momento não tem uma contra-indicação formal contra vacinar quem já teve o COVID. O que podemos dizer é que não sabemos quanto tempo dura a imunidade adquirida após a contaminação pelo vírus. A sociedade europeia de reumatologia considera que quem já teve COVID pode vacinar e que existe a possibilidade de proteção adicional após a vacina.

7) A minha doença pode reativar por causa da vacina?

Até o momento não temos como responder essa pergunta. Os pacientes com doenças autoimunes ou um uso de medicamentos imunossupressores não foram incluídos nos estudos das vacinas. Portanto não temos como saber isso com certeza.

8) Existe o risco da vacina não funcionar direito devido ao uso dos medicamentos imunossupressores?

Sim, existe esse risco. Infelizmente ainda não sabemos qual será a resposta imune de pessoas que tem doenças autoimunes e fazem uso de imunossupressão.

Espero que tenham gostado das informações. Envie para outros colegas e divulgem nas redes sociais.

Até mais.

Últimas postagens

© 2022 orgulhosamente criado por Dr. Thales Azevedo