Live – o que é uma doença autoimune

Muito se pergunta sobre o que é uma doença autoimune. Na live acima eu expliquei o que é uma doença autoimune e como ela aparece. Você pode ver o vídeo ou ler o texto abaixo.

Doenças autoimunes é um grupo de doenças caraterizados pela perda da tolerância do sistema imune aos nossos próprios tecidos e células. Desta forma, o sistema imune que deveria nos defender destruindo microorganismos invasores, passa a atacar nossos órgãos provocando inflamação.

Para que uma doença autoimune se forme é preciso três fatores fundamentais:

  1. Carga genética compatível – lembrando que não é um gene para cada doença, na verdade são grandes grupos de genes que participam de uma ou mais doenças cada.
  2. Contato com fator ambiental – fatores ambientais como estresse, infecções, outras doenças e cirurgias são agentes que irão iniciar o processo imune naqueles que tem uma carga genética compatível
  3. Desregulação imune – naqueles com carga genética e que tiveram contato com algum fator ambiental acontece desregulação do sistema imune que irá provocar o processo inflamatório da doença

Algumas questões importantes:

  1. Genética é diferente de hereditariedade. O fato de você ter os genes para a doença não significa que seus pais deveriam ter a doença. Você pode ter herdado parte dos genes de cada um de seus pais, eles não tem a doença, mas você sim. Além disso você pode ter os genes simplesmente ao acaso, ou seja, seus pais não tem os genes da doença.
  2. É preciso que todos os três fatores aconteça para que a doença se desenvolva. Existem pessoas que tem os genes das doenças mas nunca a desenvolvem por nunca entrar em contato com algum fator ambiental que a iniciaria

Como mencionado. Não temos um gene para cada doença. Na verdade diversos genes participam em diversos tipos de doença e é por isso que em muitos casos os pacientes tem mais de uma doença autoimune. Para que um individuo tenha uma doença autoimune é necessário ter um grupo de genes que irão participar da doença.

Para aqueles que tem essas doenças ainda será necessário contato com algum fator ambiental que irá iniciar o processo da doença. Esse fator ambiental pode ser trauma, infeccções, cirurgias, outras doenças, estresse crônico, e até medicamentos.

Uma vez que esse contato acontece é necessário que ele seja suficiente para deflagrar uma resposta autoimune. Em que ocorre desregulação do sistema imune o fazendo perder sua capacidade de reconhecer nossas células nossas próprias. Dessa forma o sistema imune irá produzir auto-anticorpos contra nossos tecidos e orgãos que provocarão os sintomas das doenças autoimunes.

Espero que tenha gostado deste texto e se tiver alguma dúvida deixe nos comentários.